Notícias

O Bispo dos Sacrários Abandonados

SÃO MANUEL GONZALEZ: Começar a aprofundar a vida de um personagem e ler centenas de maravilhas escritas a punho e letra por homem para adorar e glorificar Jesus Eucaristia, não tem comparação, porém isto não vai deixar sua alma inquieta em sua plenitude até em contrate no final com estas palavras:
"Peço ser enterrado junto a um Sagrario, para que meus ossos, depois de morto, como minha língua e minha pena em vida, estejam sempre dizendo aos que passarem: Aí está Jesus! Lá está ele! Não o deixem abandonado! ".

05/01/2023
  • Compartilhar
O Bispo dos Sacrários Abandonados

Em apenas estas palavras poderíamos resumir a vida de um homem, a vida de um santo... Em apenas estas palavras já compreendemos o amor deste santo Bispo por Jesus no Sagrario, em apenas estas palavras compreendemos o desejo de um servo de Deus que se revelava porque o mundo, porque as pessoas não ignoram quem está presente em l os altares, a quem se encontra presente nos Sagrarios. No entanto, dou-lhes um pouco da biografia deste santo homem:

Nascido em Sevilha e terminou os seus dias em Palencia, onde repousam os seus restos mortais na capela do Sagrario da Catedral. Como padre (ordenado em 1901), exerceu o seu ministério em Sevilha e Huelva. Foi Bispo de Málaga (consagrado em 1916) e de Palencia.

Fundou obras sociais em Huelva e construiu um novo seminário em Málaga. Em 1931, depois de ter sido incendiada a sua residência, deixou Málaga e governou a Diocese de Gibraltar e Madrid. Em 1935, Pio XI atribuiu-lhe a sede palentina; ali consumou a oferta da sua vida à imagem do Bom Pastor, sem perder a bondade no olhar e o sorriso nos lábios.

Em 1902, na paróquia de Palomares del Rio, recebeu a graça que polarizaria toda a sua vida. Ele mesmo conta: "Fuime direito ao Sagrario. Aí minha fé via um Jesus tão quieto, tão paciente, que me olhava, que me dizia muito e me pedia mais, um olhar em que se refletia tudo que é triste do Evangelho: o triste de não ter pousada, da traição, da negação, do abandono de todos ".

Após esta experiência mística, em 4 de março de 1910, fundou em Huelva o primeiro ramo da Família Eucarística Reparadora (formada por leigos, consagrados e sacerdotes), a fim de dar e buscar uma resposta de amor a Cristo Eucaristia. Fundou também duas revistas de ação eucarística: "O granito de areia" (para adultos) e "RIE" (para as crianças), e escreveu livros de oração, formação sacerdotal e catequese.

"Para os meus passos eu não quero mais do que um caminho, aquele que me leva ao Sagrario, e eu sei que ando por este caminho encontrarei famintos e pobres de muitas classes... e farei descer sobre eles a alegria da vida." Essas palavras traçam o perfil do novo santo. Não admira que o Papa São João Paulo II o propôs como "modelo de fé eucarística".

São Manuel convida-nos a não abandonar Jesus Sacramentado pois Ele nunca nos abandonará.

Em 29 de abril de 2001 foi beatificado pelo Papa São João Paulo II e canonizado em 16 de outubro de 2016 por Sua Santidade Francisco.

"Jesus no Sagrario está silencioso, forçado a perpétuo silêncio.

E apesar do rigoroso e impenetrável deste, qualquer que tenha ouvidos e se aproxime das portas dos Sagrarios que foi procurado para viver na terra Sacramentada, ouvirá que do fundo deles surge em modo de suspiro, que as mais das v eces soa A grito de angústia, o EU TENHO SEDE! da sua última hora de Cruz. "

 

 

 

Comentários


Veja Também

Notícias