Institucional

  • Home
  • Institucional

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida tem o início da sua história no começo dos anos 60, quando a fé popular e o esforço comunitário fundaram a primeira Capela dedicada a São Judas Tadeu e a Virgem Maria sob o título de Aparecida.

Ao passar dos anos chamava atenção a grande devoção mariana no local, recebendo o nome então de Capela Nossa Senhora Aparecida, onde se realizavam grandes festejos como quermesses e o dia da Padroeira.

Nos anos 90 vendo o crescente aumento dos fiéis a comunidade fomentava um sonho, a realização de um projeto audacioso, uma réplica do Santuário Nacional em menor escala em Barretos. Graças ao grande esforço dos fiéis e as doações recebidas o projeto teve início em 2004 tendo sua pedra fundamental lançada em março de 2005.

Desde então a comunidade cresceu, em estrutura, povo e graça. As celebrações migraram da então Capela Nossa Senhora Aparecida para a futura Basílica em 2012, a fama de ser uma réplica do Basílica do Santuário Nacional rendeu o apelido carinhoso de "Minibasílica".

Elevada a Área Pastoral em 2013, ainda pertencendo a Paróquia São Benedito sob os cuidados dos Padres da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos) continuou sua trajetória pastoral até se tornar Quase Paróquia em 2015.

Em 2018 tivemos a graça de nos tornar Paróquia no dia 07 de dezembro, véspera da Festa da Imaculada Conceição. Neste dia toda nossa comunidade foi consagrada ao Imaculado Coração de Maria estando sob constante proteção da Mãe e Rainha do Céu.

Cada dia mais graças e bênçãos são derramadas por Deus através da intercessão da Santíssima Virgem, inúmeros são as expressões da ação de Deus, como através dos Filhos de Maria, que proporcionam a evangelização de crianças, jovens e adolescentes e do Grupo de Oração Deus Proverá, movimento da Renovação Carismática Católica presente em nossa comunidade como expressão carismática e pentecostal de nossa fé. Podemos citar também no âmbito social o trabalho da Pastoral da Sobriedade, com o núcleo do GEV (Grupo Esperança Viva) que proporciona o apoio aos dependentes químicos e suas famílias, e os Vicentinos, que levam a Boa Nova através da caridade às famílias mais necessitadas tanto material quanto espiritualmente.

Conquistamos com a ajuda do povo a tão sonhada Casa Paroquial e a conclusão da Torre da Minibasílica, reformamos o antigo Centro Catequético e o Salão Paroquial que ainda passarão por ampliações.

Neste período ganhamos a companhia de três sacerdotes, Pe. Davis Pedott, Pe. João Sérgio Borges e Pe. Ronaldo Cândido que, muito nos auxiliam em nossa formação de doutrina e em nossa caminhada de vida cristã pessoal e pastoral.

Inúmeros foram os projetos e ações motivados pelo Espírito Santo em nossa comunidade de caráter oracional como a realização dos Cercos de Jericó, Novenas e Festas da Padroeira, Tríduo e Festa dos Santos padroeiros das Comunidades, Missas com Pedido de Cura e Libertação, movimentos e apostolados oracionais como a Legião de Maria, Mãe Rainha, Terço da Misericórdia e Terço dos Homens. A Recitação das 1000 Ave-Marias começou mais recentemente, entretanto já atrai inúmeros fiéis a viver de perto o caminho de santidade proposto por Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida pertence a Diocese de Barretos e caminha em unidade com as demais Paróquias e com a Santa Sé na missão de conquistar almas para Deus, proporcionando aos fiéis um verdadeiro encontro pessoal com a pessoa de Jesus Cristo, suscitando a verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e aproximando os fiéis da Santa Igreja Católica.